Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Paca.

A Paca (Cuniculus paca) é um dos roedores mais caçado em todo o Brasil. Chega a pesar 13 Kg e vive principalmente em áreas próximas de curso d'água. Importante na dispersão de sementes. Possui coloração avermelhada e manchas brancas em linhas ao longo do corpo. Esta fêmea prenha ficou quase 5 horas em frente da Câmera.











Jacupemba.

Jacupemba (Penelope superciliaris). Ainda temos bandos deste lindo Cracídeo em nossas áreas de Cerradão. Espécie que foi muito caçada no passado.








Cachorro-do-mato.

Registro de cachorro-do-mato (Cerdocyon thous) em uma área de Cerrado bem degradado.










Cão-doméstico.

Alguns registro de cães domésticos no interior de uma unidade de conservação. Risco para eles e para os animais silvestres. Neste local já tivemos o registro de um veado-catingueiro morto por cães.









Cutia.

Mais alguns registros de Cutia (Dasyprocta azarae).











Tatu-de-rabo-mole.

Fiquei feliz com este registro. O tatu-de-rabo-mole (Cabassous unicinctus) ocorre com uma frequência muito baixa em minha região.




Irara.

A Irara é um mustelídeo onívoro de pequeno porte com peso que pode variar de 2,7 a 11,1 Kg. Não tive sorte neste registro. O animal passou muito rápido.


Nesta foto, o rosto do animal aparece no lado direito da foto. 



Parece um fantasma.



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gambá.

Videos de Gambá (Didelphis albiventris), um marsupial super generalista.
















Lebrão Europeu

Imagens de um Lebrão Europeu (Lepus europaeus) dentro de uma área de Cerradão. Trata-se de uma espécie introduzida e que normalmente é encontrada em áreas abertas.














quinta-feira, 22 de maio de 2014

Tatu-galinha e pula-pula.

Um registro raro de um tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) e um pula-pula (Basileuterus sp.) forrageando juntos. A ave, provavelmente, acaba encontrando alimento no solo revirado pelo tatu.






Cutia

Na última semana consegui boas imagens de uma cutia (Dasyprocta azarae). Seu nome é derivado do indígena aku'ti. É um dos roedores mais importantes do Cerrado. Foi caçado intensamente em algumas regiões, junto com a paca e a capivara.















terça-feira, 13 de maio de 2014

Cuíca.

É difícil localizar, mas temos uma cuíca na foto abaixo. Pelo tamanho, provavelmente Gracilinanus agilis ou Gracilinanus microtarsus. Estes pequenos marsupiais são importantíssimos para toda a cadeia alimentar de nossas florestas, servindo de alimento para mamíferos, aves e répteis.


A 10 anos atrás registrei indivíduo abaixo no Jardim Botânico Municipal de Bauru. 




Tatu-galinha.

Esta semana conseguimos um video bem legal de um Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus) forrageando em busca de alimento. É o tatu mais comum, encontrado do Sul dos Estados Unidos até a Argentina. Sua carne é muito parecida com a carne de galinha e por isso o seu nome. Também é conhecido como tatu-verdadeiro, por conta de seu nome indígena tauetê e que possui o mesmo significado. Aqui na região encontramos também o tatu-peludo (Euphractus sexcinctus), o tatu-de-rabo-mole (Cabassous sp.) e o tatu-bola (Tolypeutes matacus), sendo o último muito raro por aqui, com raros registros na região do Jardim Botânico Municipal de Bauru.  Apesar de estarmos em região de Cerrado não temos registro do Tatu-canastra (Priodontes maximus), espécie provavelmente extinta no Estado de São Paulo.



domingo, 11 de maio de 2014

Primeiros videos


Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris)





Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous)





Tatu-galinha (Dasypus novemcinctus). 


Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops)










Primeiros registros fotográficos.

Instalei duas Câmeras conhecidas como Armadilhas Fotográficas que fotografam e filmam qualquer movimento de animais no interior de dois fragmentos florestais do Bioma Cerrado no município de Bauru - SP. Espero que este trabalho incentive ações de conservação e educação ambiental. Segue abaixo algumas fotos dos primeiros registros. No canto inferior direito temos a data e o horário da foto. No canto inferior esquerdo a temperatura ambiente. As fotos noturnas são em preto-e-branco.

Cachorro-do-mato (Cerdocyon thous).



Gambá-de-orelha-branca (Didelphis albiventris).


Lebrão (Lepus europaeus), espécie exótica introduzida que nunca tinha visto dentro de um fragmento florestal, apenas em áreas abertas.


Sagui, aqui temos híbridos de Sagui-de-tufo-preto (Callithrix penicillata) com o Sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus)


Gralha-picaça (Cyanocorax chrysops)